top of page
Buscar

Inteligência Artificial e a Indústria

  • Emanuel Vargas
  • 10 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Antes mesmo de entrar na discussão da interferência da inteligência artificial (IA) na organização industrial e sua dinâmica é necessário compreender como a indústria se organiza e como funciona sua dinâmica.

A organização industrial se da tanto no meio interno, ou seja, a composição dos fatores de produção da industrial, ou ainda no meio externo, ou seja, como uma industrial lida com as outras e outros agentes econômicos entre outros aspectos externos, como conjunturais, políticos e geográficos.

Assim dinâmica industrial se dará a partir daí, quando as empreses que compõem a indústria reagem conforme a sua organização interna e externa, como, por exemplo, quando muda sua composição dos fatores de produção, ou ainda defini as estratégias viáveis segundo a organização geral da industrial, onde se localizar ou como realizar o transporte de seus produtos, etc. Um bom exemplo seria a forma como a industrial se distribui no espaço de acordo com os fatores que estão ali, como custo de mão de obra e de transporte do produto até o consumidor final.

Compreendendo essa dinâmica industrial, agora sim será possível verificar a possível interferência da IA sobre a dinâmica industrial.

Alguns confundem o que é a IA, ou ainda mistificam ela, considerando-a como algo inimaginável, porém a IA já está presente na nossa vida, ainda que se forma simples. A inteligência artificial nada mais é do que um “organismo”, se é que eu posso chamar assim, que se desenvolve a partir de uma programação computacional, e a partir de então “toma vida”.

Meio assustador dizer que a ela “toma vida”, mas o que quero dizer é que esse “organismo” digital nada mais é do que uma programação que se auto evolui por meio de sua próprias programação.

Mas então, o que a IA tem de tão importante para que possa mudar a organização da industrial?

Bem, como a IA se evolui sem que seja necessária uma interferência humana, então podemos dizer que isso passar a ser um ferramental super importante para a industrial, melhor dizendo, isso iria então reconfigurar a composição dos fatores de produção, inclusive iria interferir na forma como a indústria determina suas estratégias, já que os diversos custos da indústria poderiam ser reduzidos.

Assim, considerando que a IA possa realmente ser útil para essa redução de custo, tornando inclusive toda a produção muito menos complexa? Seria então necessário repensar a relação de trabalho que existe atualmente? Ou melhor, como a mão de obra humana seria realocada?

Essas discussões estão cada vez mais freqüentes pelos estúdios do assunto, principal na busca pela solução da mão de obra humana ociosa.

Do meu ponto de vista a humanidade saberá como lidar com essa mudança, assim em todos os momentos em que ela se defrontou com graves crises. Porém, ainda sim, é necessária uma regulação com a forma que a inteligência artificial se desenvolve, pois há de se levar em consideração que uma “maquina virtual” que possa evoluir saberá fazer isso de um modo muito rápido e possivelmente descontrolado.

 
 
 

Comments


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga AGREGANDO VALOR
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon

© 2017 por "Agregando Valor". 

bottom of page